sexta-feira, 16 de janeiro de 2015


ESCOLHA DE 2 RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS DISPONÍVEIS NA WEB

Para conclusão da Temática II, referente à Unidade Curricular de Materiais e Recursos para E-learning deixo a seguir dois REA, escolhidos e disponíveis online.

Após muita ponderação optei por um Recurso Educacional vocacionado e direcionado ao público infantil e também para os mais graúdos. Este será o primeiro REA.

Um segundo Recurso em pólo oposto ao primeiro mas que nos fala num tema que, infelizmente, é comum nas sociedades contemporâneas e nos retrata de uma maneira atrativa e com uma ortografia à antiga de um assunto sério que a todos diz respeito.

Então temos os recursos escolhidos:

1.º REA  -  A Turminha da Vida

Este REA faz parte do portal Banco Internacional de objetos Educacionais

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/

Primeiro REA disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16608

Os fundamentos para escolha foram os que se seguem por ordem cronológica:

1. O facto de nos alertar para a dependência química de uma forma lúdica.

2. Público-alvo, embora direcionado a uma faixa etária baixa é bom que os adultos meditem sobre o assunto e lhe dediquem a atenção devida.

3. Artigo em Português, também ajudou na escolha no que respeita a este recuso.

4. Disponibiliza-nos o que podemos chamar de dois em um, ou seja, um artigo escrito em formato PDF e um vídeo de apoio ao tema ou que permite uma melhor compreensão do assunto retratado.

5. A linguagem simples com que o trabalho está feito, logo mais perceptível para todos, pois pese embora esteja elaborado para as crianças podia não ter havido esse cuidado mas houve por parte dos seus autores.

6. Permissão de uso do recurso para distribuição, tradução, proibindo no entanto o seu uso comercial.

                                             Clique para aceder ao conteúdo do artigo

Adaptações:

O Artigo parece-me muito bem concebido e bem direcionado ao público-alvo ao qual se dirige neste caso às Crianças.

No entanto é sempre possível fazer adaptações e melhorias no sentido de o tornar ainda mais rico.

No caso deste REA, poderá ser feito um trabalho de melhoria interativa, nomeadamente, aproveitando as matérias mencionadas para criar um jogo e assim fazer com que seja ainda mais atrativo para as crianças, pois bem sabemos o quão é do seu agrado aprender a brincar.

Planificação de Atividade:

- Atividade a realizar em duas aulas com a duração de 90 minutos cada.

Objetivos:

- Incutir nas Crianças o hábito de saber reciclar e assim acabar com os inúmeros problemas químicos na atmosfera.

- Identificar os aspetos Positivos e Negativos de cada ação tomada nesse âmbito.

Conteúdos:

- Materiais diversos, como apresentações power point, vídeos entre outros.

Público-alvo:

- Alunos do ensino básico.

Atividades:

- Ler o documento em PDF que é parte integrante deste REA e assistir ao vídeo que o acompanha.

Recursos:

- Computador com acesso à Web.

- O REA referenciado.

Avaliação:

Será realizada a avaliação com um teste efetuado através de recurso à internet onde o mesmo será alocado para a sua realização, bem como a intervenção dos alunos durante a apresentação desta temática em sala de aula

_________________________________________________________________________________

Segundo REA, é parte integrante do Portal Domínio Público

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

Está disponível: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/gu000069.pdf

Artigo bastante interessante e que nos relega para um tema, infelizmente, bem atual, pois todos sabemos a elevada percentagem de problemas psíquicos que assolam a nossa sociedade.



Fundamentos para a escolha:

1. Público-alvo a quem o artigo se dirige.

2. O facto de estar em Português e escrito numa ortografia, diria, que "À Antiga".

3. A Atualidade do tema.

4. Permite-nos tomar consciência para um problema que pode afetar cada um de nós.

5. Recurso acessível a todos para consulta embora não para ser utilizado para fins lucrativos.


                               

Adaptações ao REA:

No que concerne a possíveis alterações a realizar neste REA, julgo que podem ser várias e bem diversificadas, começando desde logo pela ortografia, adaptando-o para a contemporaneidade no que à linguística diz respeito.

Podemos também criar documentos mais dinâmicos para tornar o mesmo mais apelativo. Criar um power point do mesmo com os vários sub títulos retratados de uma forma mais sintética.

Criar por exemplo um vídeo sob a mesma perspetiva, ou seja, com os vários subtítulos descritos um a um de maneira interativa por forma a manifestar um ambiente visual e sonoro bem interessante e assim ir de encontro a um público mais vasto.


Planificar Atividade.

A realizar em 3 aulas de 90 minutos cada. Numa primeira aula ler o texto apresentado no REA. Segunda aula para assistir o vídeo e uma terceira para avaliação.

Objetivos:

- Sensibilizar todos para a problemática em discussão.

- Saber como evitar as situações inerentes ao problema retratado e como lidar com as mesmas.

Conteúdos:

- Texto do REA e vídeo disponibilizado no youtube.

Público-alvo:

- Estudantes de Psicologia.

Atividades:

- Ler o texto e assistir ao vídeo.

Recursos:

- Computador com acesso à Internet.

- O REA referido e o vídeo do youtube aqui disponibilizado..

Avaliação:

- Através de um exercício interativo que será colocado para o efeito em local próprio, assim como a participação dos estudantes no decurso das aulas de abordagem à temática.



4 comentários:

  1. Olá António,

    Estive a ver as tuas escolhas para a 2ª parte desta actividade e gostei de ambas... Confesso que os meus coloquei os meus filhotes a assistir ao REA dos "Vida". Eles adoraram... Gostei particularmente do pdf que apresenta com as orientações pedagógicas sobre este vídeo.

    Obrigado
    AnaToscano

    ResponderEliminar
  2. Olá Namorado
    O teu trabalho está muito bom. Algumas dúvidas que por aqui ainda permaneciam acerca das REAs ficaram dissipadas.
    Só queria saber o porquê do vídeo não estar a fincionar. Este tinha prazo? É que existem muitas ferramentas que estão ativas só por um determinado tempo, e se for este o caso então não é uma REA.

    Tchau
    Sandra Melro

    ResponderEliminar
  3. Olá Namorado
    O teu trabalho está muito bom. Algumas dúvidas que por aqui ainda permaneciam acerca das REAs ficaram dissipadas.
    Só queria saber o porquê do vídeo não estar a fincionar. Este tinha prazo? É que existem muitas ferramentas que estão ativas só por um determinado tempo, e se for este o caso então não é uma REA.

    Tchau
    Sandra Melro

    ResponderEliminar
  4. Olá Sandra.
    Obrigado pelo comentário.
    Quando este trabalho foi realizado o vídeo estava ativo de facto agora não está disponível, embora eu desconheça o motivo porque o youtube não o tem acessível neste momento. Posso sempre colocar um outro da minha autoria ou de outro autor... Para já vou retirar o mesmo :)

    Abraços,

    António Namorado20160214

    ResponderEliminar