sexta-feira, 24 de abril de 2015

Tarefa 1 da Temática II - Bibliografia anotada sobre Personal Learning Environments


Conforme solicitado na UC - 12030 - Processos Pedagógicos em Elearning, sob a Douta Orientação da Professora Lina Morgado, relativo à tarefa 1 da Temática II, passo a comentar dois artigos que julguei pertinentes relativos à temática retratada.

 

BIBLIOGRAFIA ANOTADA - ITEM 1


ARTIGO:  Evolvability of personal learning Enviironments.

AUTOR:  Nethaniv, Christopher L.

LOCALIZAÇÃO: Universidade de Hertfordshim, United Kingdom.

DISPONÍVEL EM: http://ceur-ws.org/Vol-773/EFEPLE-3-Nehaniv.pdf  Acedido a 2015/04/17


RESUMO: O artigo leva-nos a conceitos relacionados com a evolução proposta por Darwin e poderá parecer estranho a biologia aparecer neste contexto de tecnologias e relacionamento com as PLEs. No entanto, é apresentado neste artigo no primeiro de oito itens a forma como se pode usar termos comparativos entre o evoluir do sentido biológico e a evolução que temos assistido nas Novas Tecnologias da Informação, nomeadamente, nos softwares altamente desenvolvidos e como a evolutibilidade se aplica nesses mesmos softwares e PLEs relacionando-os  à teoria Darwinista, terminando com a ideia de como o sexo também é de índole hereditário. 
Verifica-se ao longo do artigo a presença permanente do conceito ideológico de evolução entre o ser humano e o software, fazendo com que metaforicamente se consigam entender bem as evoluções desses softwares e o impacto que provocam nas PLEs que permanecem em evolução sem sabermos onde terminarão.

COMENTÁRIO: Foram imensos os artigos que abri e li no decurso da minha pesquisa para a elaboração deste trabalho sobre as PLEs, mas este artigo sobressaiu de entre todos os outros porque se afasta bastante do que é usual encontrar nesta temárica. A forma como o mesmo está concebido foi preponderante na minha opção. É muito interessante constatar como um Professor ligado às Matemáticas incorpora o conceito de evolução de Darwin na área da Tecnológica e o relaciona a evoluções de pólos tão distintos como o são o da Humanidade (biologia) e o da tecnologia mormente no que concerne aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem e como a teoria de Darwin faz a enorme revolução no pensamento científico e por inerência à evolução que não terminou ainda e não sabemos quando isso acontecerá como é o caso desta área que aqui retratamos das PLE's.    

BIBLIOGRAFIA ANOTADA - ITEM 2


ARTIGO: Personal Learning Environments - the future of elearning?

AUTOR: Attwell, Graham (2007) in elearning papers, vol. 2. no. 1 - ISSN - 1542


RESUMO: Um Artigo bem interessante e que nos dá uma breve perspectiva dos ambientes de aprendizagem utilizados individualmente, ou seja, de forma pessoal. Divide-se em vários tópicos de relevo para a temática que se elencam de seguida:

  • informal learning
  • lifelong learning
  • Different styles of elearning
  • New approaches to assessment and recognition of learning 
  • Changing technologies
  • The changing ways we learn.
  • What does a Personal Learning Environment look like? 
  • Personal Learning  Environments - intent and use

De acordo com o exposto neste artigo os ambientes virtuais de aprendizagem pessoais, são processos que estão sempre em atualização e onde podemos utilizar uma vasta gama de potencialidades que os sustentam, referindo de igual modo que esses ambientes se podem expandir com junção de outras potencialidades advindas de outros meios similares. Cada vez são menos os cépticos que colocam em causa a força das Novas Tecnologias e que já ninguém as conseguirá impedir de nos entrar "casa dentro" sem "chave da porta", o mesmo equivale por dizer que a Internet e a rede nos farão companhia cada vez mais em casa.
Como o Autor menciona alguns tipos de software que o próprio usa e onde podemos aqui referir os mais importantes como por exemplo o Keynote onde se mantém atualizado quanto às notícias, o Skype, o inevitável Google, o Mac Mail onde gere o seu trabalho como que de um diário de bordo se tratasse e o processador de texto que lhe serve para escrever artigos da qualidade do que se resume nesta bibliografia.
Neste artigo conclui-se que Attwell tem as PLEs como referências relevantes para a aprendizagem, onde os aprendentes conseguem ter uma autonomia bem alicerçada o que é contributo maior para a sua metodologia de estudo.

COMENTÁRIO: Tendo feito um resumo um pouco maior não vou fazer um grande comentário, embora, deixe bem explícito que este pequeno texto de um grande autor é essencial para o entendimento das PLEs, conseguindo trazer para os dias de hoje o que se pode entender pelas mesmas e como se aplicam no contexto educacional. O aluno é o epicentro da aprendizagem o que é uma mais-valia sob diversas perspectivas como as do estímulo em aprender. 




Licença Creative Commons
Tarefa 1 da Temática II - Bibliografia anotada sobre Personal Learning Environments by Antonio Costa is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma licença 4.0 Internacional License.

Sem comentários:

Enviar um comentário